Num projeto pioneiro, a comunidade científica portuguesa propôs-se a ajudar a UNESCO a acelerar e amplificar o impacto dos planos traçados para as 12 Reservas da Biosfera do mercado nacional. Assim, foi criada a Plataforma Digital Reservas da Biosfera de Portugal, que dá a conhecer a realidade dos territórios, através de um conjunto de dados de caracterização da realidade e indicadores de impacto. Proporciona um novo olhar sobre o território português, valorizando e promovendo a sua visibilidade nacional e internacional. Os gestores das Reservas dispõem de um conjunto de ferramentas de capacitação, gestão, partilha e colaboração, e as várias comunidades (como residentes e turistas) são desafiados a apoiar e agir sobre estes territórios.
Antecipar os problemas dos equipamentos e atuar preventivamente em ambiente de refinaria foi o objetivo do projeto. Assim, foi implementado um modelo preditivo e criado um dashboard por equipamento, para deteção de anomalias, de forma a obter alertas prévios de desvios à operação normal. A solução recorre a algoritmos de machine learning e estatísticas avançadas, que permitem encontrar correlações e padrões sobre dados históricos. Os resultados são enviados para um conjunto de dashboards, construídos em conjunto e de acordo com as necessidades das equipas de fiabilidade da refinaria. Além das previsões dos modelos, os dashboards permitem mostrar resultados como RCA (Root Cause Analysis), identificação de sensores mal calibrados ou com erros de data quality e visualização de timeseries históricas dos sensores avaliados pelos modelos.
Para garantir a otimização de todo o processo de logística e de procurement no grupo Mota Engil, foi desenvolvida uma aplicação de process minning ao processo de Purchase to Pay. Foram ainda definidos os KPIs estratégicos a monitorizar, de acordo com os eixos da compliance, produtividade e spend reduction. Com focalização em use cases mais relevantes, nomeadamente maverick buying, contract usage, rework, redução throughput time e PO sem receção). O desafio é agora o da monitorização do valor gerado.
A CLC – Companhia Logística de Combustíveis tinha o desafio de evoluir digitalmente, a partir de um conjunto de processos importantes que eram realizados recorrendo a aplicações desenvolvidas empiricamente em excel (fórmulas altamente complexas para o cálculo de ordens de transporte no pipeline de Sines para Aveiras). Com a ajuda da Nexllence by Glintt foi possível dar o salto na sua transformação digital, incorporando muito conhecimento assente em pessoas para dentro de algoritmos e sistemas e eliminando dependências críticas. Entre os benefícios, destacam-se: cálculos mais detalhados e de rápido acesso; maior agilidade na comunicação entre áreas; e obtenção, atempadamente e com menor esforço, de informação relevante e de qualidade para uma melhor tomada de decisão.
O objetivo era transformar os centros de dados de produção e de disaster recovery da Fidelidade, impulsionando o alinhamento entre TI e os objetivos da empresa. E o projeto envolveu a passagem de um modelo tradicional de compra no site de produção para um modelo as-a-service, com uma cloud privada, e o aproveitamento/migração dos equipamentos do centro de dados principal para o de disaster recovery. Entre os benefícios da solução implementada há cerca de um ano estão o suporte ao rápido crescimento, alinhamento dos custos ao consumo e a contribuição para as metas de sustentabilidade. Assim como a melhoria da eficiência das operações de TI e a gestão do centro de dados.
A introdução de uma solução líder em Observabilidade Inteligente na Caixa Geral de Depósitos proporcionou uma mudança de paradigma da instituição bancária, em termos de análise de dados e de capacidade de resposta. Com acesso a dados contextualizados sobre o desempenho dos sistemas e a jornada dos seus clientes, a CGD passou a compreender quais as causas raiz, podendo desta forma antecipar comportamentos e oferecendo aos clientes uma experiência mais rica e sustentável. A plataforma de inteligência de software desenvolvida é baseada em inteligência artificial e automação.
Sendo a transformação digital um dos objetivos estratégicos do Instituto Piaget, a meta foi alcançar um processo de mudança que abrangeu: digitalização dos processos; reinvenção das salas de aulas; promoção do estudo em mobilidade; e adoção de infraestrutura de IT Cloud acessível por comunicações seguras pelos diferentes polos da instituição. O projeto, implementado há menos de um ano, veio capacitar estudantes, docentes e colaboradores, através de uma elevada capacidade e flexibilidade da infraestrutura de IT, para acompanhar a evolução da atividade e novos desafios. Uma maior eficiência operacional, com processos de trabalho mais ágeis e seguros, e acesso a comunicações seguras e com elevada disponibilidade em todo o Campus, foram outros benefícios.
A Ordem dos Advogados passou a dispor de uma solução de eleições eletrónicas para os seus órgãos e da CPAS – Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores. Assim, foi criada a respetiva plataforma, através da qual os eleitores passaram a exercer o seu voto online através de dispositivos eletrónicos, como telemóvel, tablet ou computador, sem qualquer necessidade de instalação de software.
Usa uma rede 5G privada fornecida pela Nokia e MEO Empresas para controlar robôs inteligentes no chão de fábrica, um braço robótico, um veículo autónomo e um digital twin 3D. Este projeto piloto da Indústria 4.0 é uma solução integrada da MEO Empresas, demonstrada em exclusivo para a Novadelta, unidade industrial do Grupo Nabeiro para a torrefação, empacotamento e comercialização de café, em Campo Maior. Permite dotar o processo produtivo de maior eficiência, segurança e qualidade, com uma plataforma de conetividade industrial que possibilita maior automação, fiabilidade, previsibilidade e segurança nos processos de fabrico. Com a garantia de que cada fluxo de comunicação tem as características adequadas às múltiplas necessidades específicas dos processos produtivos, com destaque para a elevada largura de banda, baixa latência em mobilidade, qualidade de serviço ou sensorização em tempo real. Tem ainda uma solução de videovigilância e um sistema de comunicações e colaboração push-to-talk/push-to-video e chat, num ambiente totalmente privado.
Assume-se como uma plataforma que permite digitalizar processos e cria uma interface digital de engagement e colaboração. Com as soluções da Salesforce, a Moneris passa a dispor de uma solução que permite, na interface interna, que os seus contabilistas e gestores tenham acesso a toda a informação relevante sobre os clientes, às tarefas desempenhadas e a desempenhar e ao histórico de interações, além da colaboração entre departamentos ou o contacto direto com o cliente. Permite ainda automatizar workflows e medir de forma automática KPIs relevantes, com ganhos de eficiência operacional. Na interface externa, é disponibilizado um portal aos clientes que podem, em modo self-service, consultar documentos, partilhar informação com os contabilistas, ter acesso a informação relevante e ntrar em contacto com a equipa Moneris.
Através da rede 5G da Vodafone e de óculos de realidade virtual, os alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, tiveram a oportunidade de assistir remotamente a uma intervenção, filmada em 360º, de vários oradores. Para além disso, tiveram ainda acesso a ver uma pequena biografia de Camilo Castelo Branco contada “na primeira pessoa”, no âmbito da qual percorreram virtualmente a casa de Camilo Castelo Branco, situada em Famalicão. O estudo de caso foi desenvolvido há menos de um ano, evidenciando todo o potencial do 5G e da realidade virtual na Educação.