EVOLVE – Digital Transformation Summit 2025

Casos de Transformação Digital

CASOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

PORTO, 29 JANEIRO 2025

(página em atualização)

REDES AO SERVIÇO DA DIGITALIZAÇÃO DE UMA CIDADE

O processo de digitalização das organizações está a acelerar não só no sector privado, mas também em todas as entidades que prestam serviços públicos. O que exige um aumento da conectividade crítica e de alta capacidade e desempenho, que dê resposta às necessidades crescentes. Com uma rede de fibra ótica que interliga várias entidades, quer camarárias, quer outras de referência, como os vários polos da Universidade do Porto (UP), a FCCN ou a IP Telecom, a Porto Digital avançou por isso com um upgrade da rede para 10G, com equipamentos tecnologicamente mais avançados e com menor consumo energético. O projeto, desenvolvido pela Nokia, permitiu um aumento da capacidade, maior resiliência e melhor eficiência energética e operacional, decorrendo de forma gradual, para garantir que não existiriam disrupções a Metro do Porto, e visa a promoção de projetos nas TIC.

AUTOPROV - PROVISIONAMENTO MULTITECNOLOGIA

Automatizar grande parte do processo de comissionamento, upgrade e despiste dos equipamentos (DTCs e routers) instalados nos PT’s, através de soluções open source, robustas e escaláveis, foi o objetivo da E-Redes. Objetivo: garantir o fit com os vários equipamentos e versões suportados pela EDP, a rastreabilidade e monitorização do processo em tempo real e reduzir os custos operacionais e SLA’s de resposta. Para isso, foram identificados e priorizados requisitos obrigatórios: desenvolvimento de uma app (IOS e Android) para interface dos técnicos de terreno e trigger ao início do processo desenho e implementação do stack tecnológico; criação dos vários playbooks/scripts de automação do processo de comissionamento; garantir a rastreabilidade do processo; disponibilizar um dashboard de controlo de indicadores de atividade/sucesso e interface para despiste e troubleshooting dos comandos/respostas; documentação de suporte ao use case e tecnologias desenvolvidas/entregues; e garantia de resposta a dúvidas e correção de problemas num prazo de 30 dias. Da responsabilidade da Capgemini, o sistema tem permitido acelerar o rollout da rede inteligente da E-Redes, batendo-se recordes de comissionamentos também por via do uso da tecnologia. E mostra que é possível automatizar tarefas repetitivas que as equipas operacionais realizam no terreno, com ganhos relevantes de eficiência operacional, evitando-se erros desnecessários e facilitar o trabalho das equipas.

STANDARDIZAÇÃO DE IT PARA SUPORTE AO NEGÓCIO INTERNACIONAL

Com operações nas mais variadas geografias, a Mota Engil precisava de endereçar o problema de ter processos diferentes de IT na gestão do utilizador final, assim como ferramentas distintas para cada mercado. O objetivo foi definir e implementar um conjunto de processos, soluções e ferramentas únicas para todos os colaboradores, independentemente da sua localização, e por essa via, aumentar o negócio. O projeto implementado pela Kyndryl, em conjunto com a construtora, envolveu uma alteração de processos, de cultura e de empowerment. Veio permitir uma maior stardardização de processos e de utilização de ferramentas, com a redução do número de problemas, graças à uniformização de procedimentos, assim como um maior foco no negócio.

PORTAL DE GESTÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

O desafio foi definir e implementar uma estratégia de modelo de governance dos dados e dos sistemas de informação de gestão, assim como a uniformização de conceitos e processos entre serviços da Autarquia do Porto, através da criação de um único ponto de partilha de informação disponível em tempo real. A meta era potenciar o uso dos dados para uma tomada de decisão mais célere, estruturada, correlacionando vários dados e indicadores e potenciando uma visão global do município. A solução passou por pela implementação de metodologias de modelo de governance dos dados e dos sistema de informação de gestão e pela análise, desenho e implementação da uma plataforma analítica única, o “Portal de Gestão”, para suporte transversal aos serviços da autarquia. Implicou ainda a definição de um modelo de manutenção corretiva, evolutiva e de gestão da mudança e a análise e redefinição de processos e modelos dentro dos serviços municipais. A implementação deste modelo de Data-Driven foi faseada e gradual, exigindo a transformação digital dos serviços municipais e o aumento de data literacy na autarquia. O Portal de Gestão da Câmara do Porto é agora uma plataforma analítica centralizadora de dados, com mais de 600 indicadores de mais de 20 serviços municipais.

ACADEMIA DIGITAL DO TURISMO DE PORTUGAL

Criar uma plataforma de gestão da formação das suas 12 escolas, para responder às grandes dificuldades na gestão e entrega de conteúdos online, à existência de processos descentralizados que exigiam muitos recursos humanos, e à multiplicidade de informação dispersa, que dificultava a gestão e tratamento de dados, foi a ambição do Turismo de Portugal. A solução encontrada, de uma plataforma multi-tenant, permite uma gestão centralizada da formação e a divulgação e entrega de conteúdos para formação presencial e online (síncrona e assíncrona). Com a implementação do novo sistema/plataforma, o processo foi centralizado, mantendo-se a autonomia a cada escola, e a gestão de entrega de conteúdos e recursos humanos foram otimizadas. Foi também possível chegar mais facilmente ao público-alvo e aumentar o volume de formação, assim como os níveis de satisfação dos formandos. Atualmente, há mais de 360 mil inscrições e cerca de 5.200 ações de formação.

PLATAFORMA DIGITAL OUT OF HOME MARKETING

Permitir aos seus clientes de publicidade outdoor (redes de mupis e outdoors), a análise quantitativa da eficácia das suas campanhas, através da medição de desempenho de cada um dos ativos de publicidade, era o grande objetivo da Dream Media. Para dar resposta a esta necessidade, construiu uma plataforma inovadora Digital-Out-of-Home (DOOH), alimentada pelos dados de padrões de comportamento e fluxos de mobilidade de pessoas, fornecidos pela solução Geo Analytics da MEO Empresas. O que permitiu aos anunciantes chegarem aos públicos-alvo certos, no momento certo e no local certo. Foi realizado um upgrade da rede para 10G, com equipamentos tecnologicamente mais avançados e com menor consumo energético, disponibilizando a solução Geo Analytics indicadores de fácil interpretação e grande relevância para uma tomada de decisão data driven, permitindo ações com maior impacto, mais sustentáveis e que se traduzam numa melhor experiência para os seus consumidores.

PROCESS ENHANCEMENT THROUGH GENAI-DRIVEN

Ter múltiplos estaleiros de construção em diferentes regiões implica o desafio de verificação das guias de remessa, pelo elevado volume de documentos recebidos diariamente, muitas vezes em formato de fotos, que são enviadas pelos estaleiros. O esforço para extrair informações e identificar erros é muito significativo, pelo que a aposta na automatização do processo de gestão e de verificação de documentos é o caminho para reduzir significativamente o tempo e o esforço necessários para esta tarefa, libertando recursos humanos para outras atividades. Foi o que fez a Mota Engil, com a adoção de uma solução da Inetum para melhorar a eficiência operacional e a gestão financeira. Acresce a solução pode ser facilmente implementada para clientes globais com processos de compras em SAP. É utilizada uma aplicação inteligente de GenAI para analisar e classificar documentos, identificando-se automaticamente as ações de processo necessárias. O sistema simplifica o processo de “Receção de Mercadorias”, reduzindo o esforço manual, aumentando a precisão e garantindo operações eficientes. Segurança dos dados, formação das equipas e personalização para atender às necessidades específicas do negócio são outros benefícios. A solução é escalável, alinhando-se com os objetivos de crescimento e de eficiência e excelência operacional.

PORTAL ONLINE DE LICENCIAMENTO

O problema identificado assentava na falta de eficiência e de modernização no processo de licenciamento da Audiogest, que até então dependia de procedimentos manuais e pouco ágeis. Do seu modelo tradicional resultavam atrasos, aumento de custos operacionais e uma experiência insatisfatória para os utilizadores. E havia a necessidade de otimizar a gestão dos pedidos e de melhorar a capacidade de resposta, garantindo maior transparência e rapidez na emissão de licenças, bem como impulsionar as receitas através de um sistema mais acessível e eficaz. A Glintt Next endereçou o problema com o desenvolvimento de uma plataforma digital na OutSystems, suportada por tecnologias na cloud, que veio resolver estas lacunas, automatizando e simplificando o processo de licenciamento de forma inovadora, permitindo a digitalização de todo o processo de licenciamento. A solução foi criada por uma equipa multidisciplinar, próxima do negócio, que utilizou uma abordagem ágil, com entregas contínuas e alinhamento frequente com os stakeholders. A plataforma garantiu maior eficiência, rapidez e uma experiência melhorada para os utilizadores, contribuindo para um aumento de 26% nas receitas em 2023. Oferece uma experiência simples e intuitiva para os utilizadores, garantindo maior rapidez e acessibilidade. A utilização de tecnologias na cloud assegurou escalabilidade e segurança e a abordagem ágil permitiu adaptações rápidas às necessidades do negócio, alinhando a solução aos objetivos estratégicos da Audiogest.

5G PRIVATE NETWORKS APPLIED TO HEAVY INDUSTRY

A ambição foi a melhoria de processos, através da digitalização de diversos procedimentos de operação e manutenção. O que implicava a modernização da infraestrutura de comunicações, para permitir uma cobertura adequada de toda a área fabril. Consideradas as várias soluções, conclui-se que o 5G era tecnologia mais adequada, pela sua fiabilidade, capacidade de cobertura, segurança e performance. Assim, foi implementada uma rede privada móvel 5G SA (standalone) para suportar a digitalização da fábrica da Cimpor de Alhandra, para tornar mais eficientes os processos operacionais. O objetivo foi endereçar alguns use cases: manutenção em mobilidade, com assistência remota com óculos de realidade aumentada para intervenções locais e manutenção preditiva de equipamentos críticos; videovigilância inteligente de instalações, com câmaras específicas; sensorização de alta precisão e sem fios (permitindo monitorizar o funcionamento em tempo real e detetar preventivamente falhas em equipamentos); inspeção remota colaborativa de instalações (com recurso a drones, para reduzir tempo e gastos e aumentar segurança dos colaboradores); e visualização virtual de infraestruturas a partir de um digital twin (representação digital das instalações), permitindo uma visão de conjunto. A solução constitui a base para o processo de digitalização das fábricas da Cimpor, essencial para a alteração estrutural da forma como opera, garantindo um futuro mais eficiente e sustentável. E implicou mudanças nos processos internos e na cultura organizacional.

PONTO DIGITAL: PONTO DE ENCONTRO DIGITAL EM PORTUGAL

Associação DNS.PT
A plataforma Ponto Digital disponibiliza ações de formação, iniciativas, fontes de financiamento, estudos, recursos, ofertas de emprego, eventos e notícias na área do digital. Tem ainda uma API com a plataforma Digital Skills and Jobs Europeia, que liga Portugal à Europa. E como não existia um ponto central com informação sobre ofertas de capacitação digital em Portugal, apostou na criação de um Mapa Nacional de Iniciativas de Capacitação Digital, onde todas as entidades, independentemente do setor, podem disponibilizar os seus conteúdos (cursos, ofertas de emprego, concursos, recursos) diretamente. A plataforma tem mais de 3.000 utilizadores ativos e mais de 300 entidades registadas e tem ainda uma ferramenta de diagnostico de competências digitais para empresas e população em geral. O projeto inspirou-se na plataforma europeia.

PLATAFORMA UNIFICADA DE GESTÃO DE DADOS DO PACIENTE

A existência de uma estrutura de dados fragmentada por clínica, com uma gestão descentralizada da jornada do paciente, criando ineficiências operacionais e comerciais, foi identificada como um desafio a endereçar na Smile.up. A solução passou pela implementação de Salesforce como plataforma unificada, o que permitiu a centralização de todos os dados operacionais e relacionados com os pacientes. Ao integrar funções essenciais, criou uma visão holística da jornada do paciente, desde a captação de leads até à conclusão do tratamento, fornecendo insights acionáveis para melhorar o desempenho comercial. Entre os benefícios já identificados estão a melhoria da experiência do cliente, através de uma jornada integrada, uma maior eficiência operacional, o aumento das receitas e um crescimento escalável, já que existe capacidade de expansão dos serviços e operações sem perder clareza ou qualidade operacional. Implicou uma verdadeira abordagem estratégica, com integração de processos, uma nova cultura organizacional e a aposta na formação. Com aposta na gestão da mudança, no planeamento detalhado e adaptabilidade, na valorização da centralização de informação e numa visão a longo prazo.